O que nunca te contaram sobre o autoconhecimento

Tempo de leitura: 2 minutos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
O que nunca te contaram sobre o autoconhecimento
Avalie esse post

Pode parecer estranho, nem sempre temos consciência total de quem somos. O que nos leva a agir também pode ser confuso, assim como nossas decisões.  Isso porque não paramos para pensar sobre nós mesmos e nossas ações. Mas autoconhecimento significa ter domínio sobre nossa vida. Não é um processo fácil ou rápido, mas vale a pena!

O que significa autoconhecimento?

É o entendimento de quem somos e do que acreditamos. É traduzido na identificação do nosso perfil, interesses, talentos, valores e propósito. Com o ele conseguimos diferenciar o que de fato faz sentido pra gente e, assim, fazemos escolhas mais conscientes.

Você precisa refletir…

Isso porque, para conseguirmos processar as informações dentro da nossa mente, para ter clareza sobre o que pesa pra gente, precisamos de muita reflexão. Precisamos da razão e da lógica para entender como os pontos se conectam, porque valorizamos algumas coisas e não outras, no que acreditamos verdadeiramente e por aí vai. E esse movimento de introspecção, de parar para refletir sobre o que faz sentido para gente é fundamental! Precisamos colocar foco, atenção e intenção em nós se quisermos encontrar nossas verdades.

Mas também precisa agir!  

Ao contrário do que muita gente pensa, o autoconhecimento não é gerado apenas pela reflexão, no ato de pensar sobre quem somos. Ele é também é gerado na ação!

Precisamos ir além, agir, experimentar, sentir e prototipar nossos ‘achados’ interiores. Sem o movimento de ‘colocar para fora’, no mundo real, dificilmente entenderemos por completo as diferentes formas e nuances do nosso propósito e o impacto que ele tem em nós e nos outros quando é colocado em ação.

Ou seja: Reflexão sem Ação, e Ação sem Reflexão não geram transformação!

Ciclo do autoconhecimento: Reflexão, Transformação e Ação

Em um processo de coaching, você faz esses dois movimentos, de Reflexão e de Ação. Por meio de um processo controlado de desenvolvimento e com o uso de ferramentas específicas, você é convidado a refletir e identificar seus diferenciais, talentos e paixões. Você também é convidado a colocá-los em prática usando de um plano de ação que te permita sentir e viver você mesmo e seus resultados.

E aí conseguimos um ciclo virtuoso em que a reflexão alimenta a ação e a ação retroalimenta a reflexão. Quando estamos nesse ciclo, conseguimos ter um padrão de desenvolvimento constante, nos levando a criar de maneira contínua nossa melhor versão.

Autoconhecimento é um dos passos para chegar ao bom sucesso, Quer saber mais? Baixe nosso manual para uma carreira memorável! Esse já é considerado o primeiro manual de autocoaching do país. Uma boa oportunidade para você se inspirar para agir e criar sua melhor versão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *